Coordenador : Flávia Maia Silveira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389902.2199.28519.23022023
Unidade/Órgão Adm.: -
Departamento/Setor: FFE
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo será constituído por: - pessoas com deficiências, sendo considerado o que está estabelecido na Lei nº 13.146 de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que considera que “pessoa com deficiência é a aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. Também poderão ser incluídas: - as pessoas com TEA (Transtorno do Especto Autista), que segundo a Lei Berenice Piana, de nº 12.764/12 (Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro autista) no § 2º do em seu art.1º estabelece que “a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais”. - pessoas com vulnerabilidades em saúde, por possuirem condições de saúde com grade impacto sistêmico, que na Odontologia são consideradas necessidades especiais de atenção à saúde bucal, devido a condições fisiológicas ou patológicas que impliquem em alteração do protocolo de atendimento odontológico (segundo a classificação de Haddad, 2007), que incluem doenças crônicas como Diabetes não controlada; cardiopatias; doenças hematológicas; epilepsia; doenças autoimunes e vesicobolhosas, insuficiência renal crônica, pessoas irradiadas em região de cabeça e pescoço; transplantados; imunossuprimidos por medicamentos.
Local de atuação: - Local de realização de atividades clínicas, educativas, reuniões e outras atividades do projeto: Universidade Federal Fluminense – Instituto de Saúde de Nova Friburgo – RJ: Clínica de Atendimento a Pessoas com deficiência; auditório multimídia e salas de aula. Localizado na Rua Doutor Sílvio Henrique Braune, 22. Centro – Nova Friburgo – RJ. CEP: 28625-650. Telefone: (22) 2528-7166. - Atividades de educação em saúde nas Instituições Parceiras: Associação Pestalozzi de Nova Friburgo, localizada na Rua Souza Cardoso, 403 - Centro, Nova Friburgo - RJ, 28625-520. AFAPE - Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando, localizada na Avenida José Pires Barroso, 1001 - Olaria, Nova Friburgo - RJ. Telefone: (22) 2522-8608. Centro de Capacitação e Atendimento Educacional Especializado Público (CCAEEP) na Escola Estadual Municipalizada de Educação Especial Neusa Goulart Brizola, localizada na Alameda Eduardo Guinle, 54 Paissandu. Centro. CEP:28625-130. Nova Friburgo - RJ. (22) 2527-1174
Objetivo
OBJETIVO GERAL: - Promover o cuidado em saúde bucal com abordagem centrada na pessoa com deficiência e sua família/cuidadores. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Promover a saúde bucal, considerando as questões relacionadas à saúde e ao contexto individual, familiar e psicossocial, com abordagem centrada na pessoa; - Identificar as dificuldades e demandas de saúde bucal e prestar os atendimentos, orientações, e esclarecimentos necessários; - Promover atividades continuadas de educação em saúde e atendimento odontológico para os participantes; - Contribuir para a promoção de saúde e qualidade de vida relacionada à saúde bucal dos participantes; - Oferecer subsídios teórico-práticos para a formação de acadêmicos de Odontologia para a atuação generalista, interprofissional, inclusiva e abrangente; - Contribuir para o exercício de cidadania e solidariedade dos discentes participantes; - Aproximar a Universidade da sociedade e público-alvo.
Resumo
Na atenção à saúde bucal, a inclusão social de pessoas com deficiência pode ser vislumbrada em propostas centradas na pessoa e família/cuidador, especialmente devido à maior vulnerabilidade das pessoas com deficiência, incluindo o acesso restrito a serviços de saúde. Este Projeto tem como objetivo promover o cuidado em saúde bucal com abordagem centrada na pessoa com deficiência e sua família/cuidadores, além de promover a sensibilização e aperfeiçoamento técnico-científico de acadêmicos para atuarem de forma interprofissional e interdisciplinar com prática profissional que considere os aspectos biopsicossociais inerentes ao contexto da vida deste público-alvo. Os participantes são pessoas com deficiência (ou com vulnerabilidades por condições de saúde) atendidas pelo Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) da UFF, Associação Pestalozzi de Nova Friburgo, Associação Friburguense de Pais e Amigos do Educando (AFAPE), Centro de Capacitação e Atendimento Educacional Especializado Público (CCAEEP) e as referenciadas pela Rede de Saúde do SUS. A equipe é composta por docentes, servidor e discentes dos três cursos do ISNF. Serão realizadas ações de saúde integrais, que incluem educação em saúde, atendimento odontológico (domiciliar e na clínica do ISNF), discussão de casos e seminários, dentre outras atividades que promoverão a interprofissionalidade, interdisciplinaridade e interação dialógica. Espera-se que as propostas deste Projeto melhorem a saúde bucal, a autonomia e a tomada de decisão dos participantes e introduzam mudanças no processo ensino-aprendizagem, valorizando a interdisciplinaridade, intersetorialidade, aproximação com a comunidade e integração ensino-serviço-pesquisa, incluindo novos cenários de prática que sejam mais representativos da realidade social.